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A possibilidade de explorar a educação corporal na infância é de uma amplitude incomensurável. Na Educação Infantil, é especialmente favorável pois congrega o intenso impulso maturacional, maior disponibilidade das crianças para a atividade, e a maior flexibilidade do tempo curricular.
Porém, ao analisar os Campos de Experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) chama a atenção que o Campo de Experiência designado ao “corpo, gesto e movimento” se reporta apenas à motricidade fina, indicando uma preocupação restrita a uma funcionalidade acadêmica da escrita.
Apesar disso, a psicomotricidade possui subsídios para favorecer as funções psíquicas e perceptivo-motoras relevantes em todos os Campos de Experiência, para além do designado no Campo específico de Corpo, Gesto e Movimento, como se pode verificar a seguir:
Os fatores da psicomotricidade relacionados na segunda coluna estão em consonância com o
ESQUEMA NEUROPSICOMOTOR MOVIMENTE apresentado no Livro Teórico: Educação Psicomotora: Uma nova consciência sobre o corpo e movimento na infância"