Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Clique aqui para visualizar a Politica de Privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Clique aqui para visualizar a Politica de Privacidade
As crianças passam por várias fases. Cada uma delas tem características diferentes e papel importante no crescimento e no desenvolvimento infantil. Por isso, é fundamental que os pais entendam bem essas etapas e saibam quais são os principais marcos de cada idade.
Nesse período da vida, o cérebro atua gerando as conexões necessárias para as competências motoras, cognitivas e socioemocionais. Assim, as interligações começam já na gestação e se estendem até o sexto ano de idade.
Quer saber mais sobre o assunto?
Então, continue a leitura e conheça os principais marcos do crescimento e do desenvolvimento infantil e sua importância para o sucesso da criança na fase escolar. Acompanhe! Qual a importância da família e da escola nas fases da criança?
A participação da família e da escola no processo de crescimento da criança é fundamental. Isso porque se deve saber como conduzir a educação dos pequenos da melhor forma, a fim de que se tornem adultos responsáveis e preparados para o exercício da cidadania.
Nesse sentido, o papel dos pais é extremamente importante, pois eles geralmente são a primeira referência educativa. Inclusive, é na família que as crianças aprendem a socializar com os “outros”, criando significados e constituindo-se enquanto sujeitos.
Assim, pode-se ensinar valores morais e sociais que facilitem a aprendizagem escolar, além de desenvolver hábitos que também são exigidos pelas instituições de ensino. Desta forma, os pais também passam a participar das ações da escola, por meio de intervenções no processo educacional, gerando mudanças no comportamento e no aprendizado de seus filhos.
A escola, por outro lado, requer a participação ativa da família. Com isso, fica mais simples identificar dificuldades encontradas pela criança dentro e fora da instituição. Há ainda a obrigação de ensinar os conteúdos específicos das diversas áreas de conhecimento, instruindo os pequenos desde cedo a desenvolver as atividades. Quais são as etapas do crescimento e do desenvolvimento infantil?
Para um acompanhamento mais saudável e completo das diversas fases da criança, é preciso conhecer o que é, ou não, normal em cada idade. Para isso, existem os marcos do crescimento e do desenvolvimento, que explicam as diferentes etapas e, ainda, indicam quais são os estímulos adequados que podem ser oferecidos pela escola e pelos pais. Portanto, acompanhe a seguir e confira quais são os principais marcos da educação infantil até os 6 anos de idade.
0-12 meses
Logo após o nascimento, a criança passa por um processo de fortalecimento dos músculos e do sistema nervoso, realizando os primeiros movimentos. Nesse período, ela desenvolve o seu próprio ritmo de alimentação, sono e visão. Por isso, a aprendizagem se dá, sobretudo, por meio dos sentidos, e a escola pode estimular a capacidade de atenção e concentração.
1-2 anos
Os pequenos começam a andar, subir e descer escadas, “escalar” os móveis de casa etc. A criança aprende a manter seu corpo em equilíbrio, o que auxilia diretamente no fortalecimento dos músculos das pernas. Nessa fase, por meio da repetição das atividades, ela começa a desenvolver a memória e, também, a entender as sequências dos acontecimentos ao seu redor. Geralmente, são bastante curiosas e gostam de interagir com quem estiver por perto.
3-4 anos
Nessa etapa, desenvolve-se de forma mais intensa a capacidade motora e a criança apresenta o desejo de experimentar tudo. Ela começa a ser mais independente, por exemplo, com sua própria higiene. No aprendizado, consegue compreender a maior parte do que ouve e utiliza bastante a imaginação. Por isso mesmo, é aconselhável inserir alguns jogos nessa idade, pois a criança começa a ter uma noção mais clara das relações de causa e efeito e, também, no que diz respeito ao senso investigativo diante do mundo.
5-6 anos
Entre 5 e 6 anos de idade, o pequeno é capaz de vestir-se sozinho e apresenta maior autonomia com o próprio corpo. Aqui, ele fala fluentemente, mostrando bastante interesse pelas palavras e pela linguagem. A criança também já consegue diferenciar o nome das cores, os números e também memoriza e repete histórias. É também nessa idade que ela copia os adultos, por isso é fundamental estar atento com os exemplos, tanto da família quanto da escola.
Fonte: https://blog.cvdonline.com.br/crescimento-e-desenvolvimento-infantil/