Esquema Neuropsicomotor MoviMente

 

O Esquema Neuropsicomotor foi criado para simplificar o entendimento docente sobre o sentido da neurociência na relação com o trabalho psicomotor na infância, conferindo sentido à ação pedagógica. É uma estrutura com organização inspirada no Sistema de Unidades Funcionais do neuropsicólogo Alexander Luria que destacam as funções cognitivas, e as estruturas do  cérebro Trino de  Paul MacLean com enfoque para as emoções.

 

 

 

1ª UNIDADE - CONSCIÊNCIA CORPORAL E AUTO-CONHECIMENTO

Função mental superior: regulação tônica, atenção, sono, seleção da informação, regulação e ativação, Responsável por: vigilância-tonicidade, facilitação-inibição, modulação neurotônica, integração intersensorial.

Estruturas Cerebrais

-Medula

-Tronco cerebral

-Cerebelo

-Estruturas Sub talâmicas e talâmicas

Fatores psicomotores

 -Tonicidade

-Equilíbrio

-Respiração

-Sentidos

-Emoções

-Mindfulness

Objetivos Psicomotores

Proprioceptividade

Percepção e Ajustamento tônico-postural

Discriminação sensorial

Respiração consciente

Educação emocional

Conteúdos Corporais

Atividades introspectivas com exercícios dirigidos.

Propostas imaginativas, experimentação, identificação e discriminação de estímulos interoceptivos.

 -Percepção e controle consciente de tônus

-Percepção e controle da respiração

-Percepção e regulação emocional.

-Percepção e práticas de Mindfulness: imaginação e meditação guiada estática e em movimento.

-Emoções: identificação de sensações, sentimentos.

 

2ª UNIDADE – NOÇÕES PERCEPTIVO-MOTORAS

Função mental superior: recepção, análise e armazenamento da informação, síntese sensorial, organização espacial e temporal.

Responsável por: simbolização esquemática, decodificação e codificação, processamento e armazenamento de dados, interação dos proprioceptores e dos telerreceptores, e elaboração gnóstica.

Estruturas Cerebrais

Córtex cerebral

Hemisférios direito e esquerdo.

Lobo parietal (tátil cinestésico)

Lobo Occipital (visual)

Lobo temporal (auditivo)

Fatores psicomotores

Lateralização

Noção de corpo

Noção de espaço

Estruturação espaço-temporal

Objetivos Psicomotores

Definição da dominância lateral

Reconhecimento do Esquema corporal, e funcional.

Percepção de localização, direcionalidade, posição, situação, relação.

Noção rítmica Estruturação espaço-temporal

Conteúdos Corporais

Atividades para as noções de relação do corpo com os estímulos externos do ambiente e dos objetos. Com experimentações sensoriais para identificação, discriminação e precisão perceptiva.

Contempla atividades dinâmicas, porém levando a concentração e atividades introspectivas, como:

-Exercícios percepto-motores dirigidos, Jogos de mesa, brinquedos cantados, imitações, atividades rítmicas etc.

3ª UNIDADE:  COORDENAÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS

Função mental superior: programação, regulação e verificação da resposta

Responsável pela coordenação de toda a atividade mental superior, que integra as informações da primeira e da segunda unidade.

Estruturas Cerebrais

Córtex motor

Córtex pré-(psico) motor

Lobos frontais

Fatores psicomotores

Praxia Geral  

Praxia Fina

Objetivos Psicomotores

Coordenação

Visuo-motora de MMSS e MMII

Equilíbrio

Rapidez de Reação

Freio inibitório

Habilidades Motoras fundamentais

Coordenação e dissociação dígito-manual.

Conteúdos Corporais

Atividades dinâmicas gerais e de concentração visando a integração das percepções da Unidade 1 e 2, na otimização das habilidades motoras fundamentais com:

-Circuitos, Estafetas, ginásticas, brincadeiras gerais, jogos e exercícios combinando: correr, andar, saltar, trepar, rolar, lançar, aparar, quicar, girar, etc.  

-Habilidades infantis como andar em pés de lata, pular corda, cambalhotas, acrobacias simples.

-Habilidades manuais de pegar, costurar, catar, dedilhar, tamborilar, escrever, recortar, dobrar, pinçar.