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O Esquema Neuropsicomotor foi criado para simplificar o entendimento docente sobre o sentido da neurociência na relação com o trabalho psicomotor na infância, conferindo sentido à ação pedagógica. É uma estrutura com organização inspirada no Sistema de Unidades Funcionais do neuropsicólogo Alexander Luria que destacam as funções cognitivas, e as estruturas do cérebro Trino de Paul MacLean com enfoque para as emoções.
1ª UNIDADE - CONSCIÊNCIA CORPORAL E AUTO-CONHECIMENTO
Função mental superior: regulação tônica, atenção, sono, seleção da informação, regulação e ativação, Responsável por: vigilância-tonicidade, facilitação-inibição, modulação neurotônica, integração intersensorial.
Estruturas Cerebrais
-Medula
-Tronco cerebral
-Cerebelo
-Estruturas Sub talâmicas e talâmicas
Fatores psicomotores
-Tonicidade
-Equilíbrio
-Respiração
-Sentidos
-Emoções
-Mindfulness
Objetivos Psicomotores
Proprioceptividade
Percepção e Ajustamento tônico-postural
Discriminação sensorial
Respiração consciente
Educação emocional
Conteúdos Corporais
Atividades introspectivas com exercícios dirigidos.
Propostas imaginativas, experimentação, identificação e discriminação de estímulos interoceptivos.
-Percepção e controle consciente de tônus
-Percepção e controle da respiração
-Percepção e regulação emocional.
-Percepção e práticas de Mindfulness: imaginação e meditação guiada estática e em movimento.
-Emoções: identificação de sensações, sentimentos.
2ª UNIDADE – NOÇÕES PERCEPTIVO-MOTORAS
Função mental superior: recepção, análise e armazenamento da informação, síntese sensorial, organização espacial e temporal.
Responsável por: simbolização esquemática, decodificação e codificação, processamento e armazenamento de dados, interação dos proprioceptores e dos telerreceptores, e elaboração gnóstica.
Estruturas Cerebrais
Córtex cerebral
Hemisférios direito e esquerdo.
Lobo parietal (tátil cinestésico)
Lobo Occipital (visual)
Lobo temporal (auditivo)
Fatores psicomotores
Lateralização
Noção de corpo
Noção de espaço
Estruturação espaço-temporal
Objetivos Psicomotores
Definição da dominância lateral
Reconhecimento do Esquema corporal, e funcional.
Percepção de localização, direcionalidade, posição, situação, relação.
Noção rítmica Estruturação espaço-temporal
Conteúdos Corporais
Atividades para as noções de relação do corpo com os estímulos externos do ambiente e dos objetos. Com experimentações sensoriais para identificação, discriminação e precisão perceptiva.
Contempla atividades dinâmicas, porém levando a concentração e atividades introspectivas, como:
-Exercícios percepto-motores dirigidos, Jogos de mesa, brinquedos cantados, imitações, atividades rítmicas etc.
3ª UNIDADE: COORDENAÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS
Função mental superior: programação, regulação e verificação da resposta
Responsável pela coordenação de toda a atividade mental superior, que integra as informações da primeira e da segunda unidade.
Estruturas Cerebrais
Córtex motor
Córtex pré-(psico) motor
Lobos frontais
Fatores psicomotores
Praxia Geral
Praxia Fina
Objetivos Psicomotores
Coordenação
Visuo-motora de MMSS e MMII
Equilíbrio
Rapidez de Reação
Freio inibitório
Habilidades Motoras fundamentais
Coordenação e dissociação dígito-manual.
Conteúdos Corporais
Atividades dinâmicas gerais e de concentração visando a integração das percepções da Unidade 1 e 2, na otimização das habilidades motoras fundamentais com:
-Circuitos, Estafetas, ginásticas, brincadeiras gerais, jogos e exercícios combinando: correr, andar, saltar, trepar, rolar, lançar, aparar, quicar, girar, etc.
-Habilidades infantis como andar em pés de lata, pular corda, cambalhotas, acrobacias simples.
-Habilidades manuais de pegar, costurar, catar, dedilhar, tamborilar, escrever, recortar, dobrar, pinçar.