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O desenvolvimento psicomotor é um processo contínuo durante o qual se dá a evolução da inteligência, da comunicação, da afetividade, da sociabilidade e da aprendizagem de forma global e simultânea. Decorre por etapas e depende da maturação do sistema nervoso central. Todas as crianças passam por todas as etapas, embora o ritmo na aquisição possa variar de uma para a outra.
Quando a criança nasce, mostra aquilo que conhecemos como reflexos primitivos, que, mais tarde, possibilitarão os movimentos voluntários. Estes reflexos, inatos em todas as crianças, permitem ao bebê realizar as funções básicas de respirar, comer ou virar a cabeça, a procura do peito ou da tetina do biberão.
Durante os dois primeiros anos de vida, o desenvolvimento da motricidade e do psiquismo confundem-se e sobrepõem-se através do desenvolvimento sensorial, motor e cognitivo, que constituem o desenvolvimento psicomotor. Neste desenvolvimento intervêm fatores genéticos, fatores do meio em que a criança vive e o sexo do bebê. Os fatores genéticos referem-se a tudo o que cada criança herda dos pais. Por outro lado, em função do meio em que o bebê viva, aprenderá rapidamente o que lhe ensinamos. Daí ser tão importante proporcionarmos à criança um ambiente estimulante, a possibilidade de brincar e de explorar, porque assim oferecemos-lhe uma oportunidade única de adquirir rapidamente conhecimentos. O sexo também tem influência sobre o modo como um bebê se vai desenvolvendo. Por exemplo, as meninas tem mais facilidade para aprender a linguagem, e os meninos, por outro lado, são geneticamente mais hábeis no desenvolvimento da motricidade.
No início, a aprendizagem é muito global, isto é, o bebê aprende de forma simultânea a deslocar-se, a prestar atenção ao que lhe dizem, a estabelecer um vínculo com a figura de afeição, etc. A medida que o bebé vai crescendo, podemos estimulá-lo de forma mais precisa. Podemos estimular apenas a sua motricidade, a linguagem ou a percepção, e assim sucessivamente com todas as capacidades. É fundamental que os pais lhe proporcionem um ambiente acolhedor e estimulante. Vocês tem um papel fundamental na estimulação de seus filhos, na transmissão do entusiasmo por explorar o mundo que nos rodeia, o que, sem dúvida, é promover a possibilidade da criança aprender. Ao brincar com eles, mergulhado num clima de carinho e de afetividade, o bebé sentirá segurança e contentamento por descobrir o que existe a sua volta na companhia dos pais.
Este contexto de amor é fundamental para estabelecerem um laço forte com o seu filho e para que a aprendizagem seja bem sucedida. Para o bebê, nada é mais importante do que estar com os pais e fazer coisas de que gostem, provocar, para que lhe dêem beijos, carícias, fazer rir... e aprender consiste exatamente nisto. Embora cada criança seja única no momento em que adquire as capacidades psicomotoras, de um modo geral, nos capítulos que se seguem encontrarão as pautas habituais de evolução do desenvolvimento psicomotor por idades, desde que um bebê nasce até completar dois anos, bem como algumas atividades simples para estimular o desenvolvimento motor dos mais pequenos através de uma relação activa e lúdica entre pais e filhos.
Fonte: https://www.dodot.pt/bebe/atividades/artigo/o-desenvolvimento-psicomotor-em-bebes-dos-0-aos-36-meses