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Na educação de crianças, mudanças contempladas na BNCC de 2017 tiveram influência das pesquisas em neurociência, dentre elas, identificação de processos facilitadores para alfabetização e a inclusão dos Campos de Experiência na proposta para Educação Infantil. No livro teórico, a ser publicado pela MoviMente*, há um destaque a respeito do Campo de Experiência “corpo, gesto e movimento”, orientando para uma educação que beneficia sobremaneira a aprendizagem neste momento em que precede a alfabetização.
Embora a alfabetização não esteja prevista na educação Infantil, pela DCNEI, os estudos pela neurociência que evidenciaram melhoria na aprendizagem da alfabetização levou a construção de uma Política Nacional de Alfabetização1 (PNA) de 2019. A PNA construída no sentido de conciliar estudos da neurociência à eficiência no ensino da alfabetização2, tem na BNCC a expectativa de consolidar este processo em até dois anos, no 1º e 2º ano do ensino fundamental, o qual será complementado pelo processo de ortografização a partir do 3º ano.
A PNA e ajustes na BNCC tiveram como precedente um trabalho que iniciou em 2003 com propósito de diagnosticar e avaliar o desempenho na alfabetização na educação nacional por iniciativa do Ministério da Educação. O estudo, elaborado por um grupo de especialistas que avaliaram as metas de aprendizagem no ciclo de alfabetização até 3º ano resultou no relatório “Alfabetização Infantil: novos caminhos”3, concluindo que o Brasil não acompanhou os conhecimentos da evolução científica e metodológica que já vinha ocorrendo em todo o mundo, se posicionando em desvantagem comparado ao desempenho alcançado pelos Países que incorporaram ajustes em consonância com entendimentos científicos da atualidade. Assim, esta problemática foi explanada em 2011 no documento “Aprendizagem Infantil: uma abordagem da neurociência, economia e psicologia cognitiva”4, publicado pela Academia Brasileira de Ciências, que corrobora a tese do relatório “Alfabetização Infantil: os novos caminhos“. Segundo a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2016, alunos concluintes do 3º ano do ensino fundamental, apresentaram desempenho insuficiente na aprendizagem sendo 54,73% em leitura e um terço destes na escrita. Também na avaliação internacional pelo Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA) o Brasil ficou em 59º lugar em leitura num ranking de 70 países. Tais estudos respaldam a PNA criada no Brasil lançada em 2019.
Vale ressaltar que reconhecemos o valor de diferentes teorias respaldadas em vastos arcabouços teóricos sobre a aprendizagem, de como o indivíduo aprende, e como se forma sua linguagem ou o pensamento. A MoviMente, por ora, se empenha em mostrar as evidências da psicomotricidade na contribuição para as capacidades cognitivas no desenvolvimento infantil. Cuja fundamentação está no cerne das investigações neurocientíficas recentes, destacando a importância do corpo e movimento para o processo de codificação e decodificação simbólica. Certos ainda de que o seu foco nas percepções contribuem na área educacional para o desempenho das crianças em proposta pedagógica. Se para Piaget o aprender é uma interpretação pessoal do mundo e para Vygotsky o conhecimento se constrói da interação com o ambiente, as bases perceptivas potencializadas ajudarão a criança observar e interagir melhor no mundo, consigo e com o ambiente, com maior facilidade independente da opção pedagógica.
A experiência psicomotora, no ensino da educação infantil e séries iniciais perpassa um marco crítico do desenvolvimento concomitante à transição das competências de aprendizagem no mundo concreto para o mundo abstrato, que contempla complexa apreensão perceptiva dos símbolos, letras e os números, que são sementes da longa jornada escolar.
Fontes:
1) http://portal.mec.gov.br/images/banners/caderno_pna_final.pdf Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização. – Brasília : MEC, SEALF, 2019.
2) A PNA, com base na ciência cognitiva da leitura, define alfabetização como o ensino das habilidades de leitura e de escrita em um sistema alfabético. O Sistema alfabético é aquele que representa com os caracteres do alfabeto (letras) os sons da fala.
3) http://alfabetizacao.mec.gov.br/images/pdf/alfabetizacao_infanti_novos_caminhos_gastao_vieira.pdf
4) Aprendizagem infantil: uma abordagem da neurociência, economia e psicologia A654 cognitiva / Aloísio Pessoa de Araújo, coordenador. – Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2011. 264 p. - (Ciência e tecnologia para o desenvolvimento nacional. Estudos estratégicos)
* Rosimeri Pavanati, “Livro teórico a ser publicado futuramente, pela MoviMente, após lançamento do Livro Didático Educação Psicomotora: a neurociência na Educação Física, de 2023”.